Viagem

As Linhas de Nazca

Vkontakte

Bata Bata Bata !! TOC TOCC TOCC !! Sim, sim, isso está indo ... !! Para a buzina! Mas o que acontece agora? "Que eles nos disseram para acordá-los às 6'45". Pussy, mas não que você tivesse a porta ... para que serve o telefone? Oh, não há telefone? Jojojo Por um momento, lembramos a sra. Yoda de VIAGEM A CUBA 2008 que compartilhamos com aquela "origem de bárbaro e bárbaro de nariz vermelho" que percorre o Marrocos atualmente. Uma sequóia completa, haha

Entre o Sr. Flintstones e o Galo Lunero, que sai quando a noite cai, canta com a Lua e fica em silêncio quando o sol nasce, não temos muita atenção. Nós até sonhávamos que uma mãe nos telefonasse da Espanha às 3 da manhã com o horário alterado. Estaremos alucinando?

O fato é que, depois de um café da manhã rápido, eram 8'20 quando já estávamos entrando na estação Ica para definir o curso às 8'45 em um Cruz del Sur em direção a Nazca. À noite, continuaremos em Arequipa, que hoje é nossa rota ...

... passando por um dos desertos mais áridos que pisamos, o deserto pedregoso de La Pampa, e chegamos à famosa Nazca por volta das 11h00

Após a chegada, temos vôo sobre as linhas, para não perder tempo e rota para o aeródromo. Hoje Marcos nos acompanhará o dia inteiro em Nazca e, graças a ele, poderemos descobrir os segredos mais bem guardados de uma cidade cujos tesouros estão longe um do outro.

O Linhas de Nazca Eles são uma jóia da humanidade. Desenhos quase perfeitos em desenhos geométricos que a cultura Nazca nos deixou ao longo de um vale nos Pampas de Nazca. Vamos la…

Parece que tivemos sorte com o avião, pois parece bastante novo. Montamos na parte de trás e damos uma dica até começarmos a subir gradualmente. O clima é excelente, mas a "direção" parece "um pouco" abrupta. O os números que vamos ver são múltiplos e explique o caminho a ser seguido

A pergunta que todo mundo faz é ... como era uma cultura tão antiga, sem conhecimento das técnicas de vôo, capaz de desenvolver linhas tão perfeitas? E se eles viviam no deserto, como eles desenham figuras de papagaios ou macacos? Há muitas perguntas a serem respondidas e muitos mistérios que essa cultura nos deixou no legado. A única coisa concreta é que sua técnica de construção era milimétrica, a tal ponto que eles eram capazes de pensar que, em uma superfície tão pedregosa, durariam ao longo dos séculos.

Baleias, pássaros entre 259 e 275 metros (beija-flores, condores, papagaios ...), um lagarto, um cachorro com pernas, dois lhamas e até um macaco! são muitos dos desenhos que podemos observar do ar e que, embora misturados com linhas e espirais, podem ser distinguidos perfeitamente.

Suor e mais suor. Se não perdemos mil litros, não perdemos nenhum. A tontura começa a ser considerável, com tanta oscilação de um lado para o outro e, em algum momento, começamos a nos achar muito ruins. O calor em Nazca hoje também não ajuda. O que faz é que a experiência dura apenas 30 minutos.

O avião pousa e descemos de um lado para o outro com um sentimento de angústia no corpo todo. Eles nos assinam um diploma de ter sobrevivido ... isso ... além das linhas (damos a primeira dica da viagem, 6,50 PEN)

Agora, estamos indo para o nosso "único dia" de acomodação em Nazca (uma opção muito útil), o Oro Viejo, com uma atmosfera familiar e acolhedora. O desconforto continua por alguns minutos.

Mas não há nada que não cure uma comida no jardim do alojamento (21 PEN), um banho refrescante e um pouco de sol. !!! RECUPERADO !! Nós podemos continuar. Como reflexo, as Linhas de Nazca foram um pouco decepcionantes, pois longe de tudo o que implica lendas e mistérios, como experiência, elas não deixam de ser um sobrevôo de "algo mal carregado".

A grande surpresa do dia chega às 15:00. Marcos nos espera. Compramos algumas águas (4 PEN) e estamos a caminho do deserto de Nazqueño, a 30 km de onde estamos hospedados. A impressão aumenta quando entramos em uma estrada pedregosa sem pavimentação e começamos a entrar ainda mais entre os apito de um vento forte Isso aumentou. Parece tirado de um filme ocidental

Chegamos, nosso destino é o Cemitério de Chauchilla, uma necrópole ao ar livre, onde podemos ver pedaços de ossos e cerâmica de todos os lados.

Também encontramos o único sítio arqueológico peruano em que MOMIAS (Sim, sim, múmias !!) podem ser vistas em seus túmulos originais, embora antes da restauração dos huacaneros ("saqqueadores") eles saquearam muitos túmulos em busca de cerâmica e teares para vendê-los (daí a panorama que encontramos no início com restos quebrados).

O cemitério é impressionante, com mais de 1 km x 50 m. É realmente um cemitério da Cultura Ica-Chincha, e não do Nazca. Lembre-se de que várias culturas viveram aqui. Existem sepulturas privadas e coletivas ...

À medida que passamos pelas tumbas de 12 a 14 que foram restauradas sob uma espécie de portal de madeira da alfarrobeira dessas terras, o panorama se torna mais chocante. Várias múmias juntas, crianças mumificadas e até uma que foi enterrada com seu papagaio. Tudo em estado perfeito de preservação (o tempo ajuda bastante, mesmo para manter o cabelo intacto). Dantesco!

Ele processo de mumificação Não tinha nada a ver com o egípcio. Aqui os órgãos foram extraídos preenchendo os corpos de algodão. Posteriormente, eles trataram os corpos com todos os tipos de ervas e cortaram seus tendões para colocá-los em posição fetal. Então eles foram submetidos a um processo de "secagem" que alcançaram com o próprio sol desta área deserta. Finalmente, eles foram cercados por várias camadas de algodão e enterrados no leste (por causa do sol, que adoravam) com seus pertences (cerâmica, ponchos, teares ...) para que pudessem apreciá-los na "outra vida".

Dizem aqui que alguns franceses da nossa idade pegaram um saco de ossos que são jogados pelas areias circundantes e os levaram para a França. Eles não tiveram problemas nos controles. Era simplesmente sua lembrança. Dois meses depois, eles recebiam neste local a sacola com os ossos e uma pequena nota que dizia "Por favor, devolva esses ossos à sua fonte e não perturbe os mortos. Como eles estão conosco, não conseguimos dormir"

Deixamos esta visita com um sentimento avassalador. Entramos em um dos lugares mais arrepiantes de qualquer viagem.

Agora estamos indo para outro lugar importante, mas no caminho Marcos nos mostra "The White Hill", a duna mais alta do mundo, a 2078 metros acima do nível do mar.

Os Nazcas anteriormente viviam em vales de grande riqueza, com rios e vegetação, mas "esqueceram" de cultivar e seu "Deus" os punia. O tempo tornou-se cada vez mais árido e a água começou a escassear. Atualmente, o rio Nazca tem apenas 30 dias de água por ano. Mas os Nazcas eram engenhosos e descobriram que a água das montanhas próximas continuava chegando, apenas que tinha vários metros de profundidade, entre 4-8 m, e por isso construíram aquedutos, Aquedutos Cantallo.

Assim, através de aquedutos comunicados entre si, eles conseguiram obter a água, que vinha por gravidade, para suas colheitas, embora por volta do século 16 dC, em declínio (suas origens eram o SI, proveniente da cultura de Paracas que vimos ontem e aqueles que dominaram). Foi quando eles se tornaram agricultores e pecuaristas.

Os aquedutos foram feitos abrindo-os em uma vala, colocando uma base de madeira de alfarroba e enchendo-se com pedras que serviam de acesso ao poço ou chaminé.

Aqui Paula com Marcos. Um grande abraço para ele e muito obrigado por sua explicação com detalhes de tudo.

As últimas visitas que fazemos daqui são uma Fábrica de Cerâmica e uma Oficina de Extração de Ouro.

No Fábrica de Cerâmica Podemos ver como eles se reproduzem, EXATAMENTE do mesmo modo que os nazcas usavam, a melhor cerâmica de todas as culturas que habitavam o Peru na diversidade de cores e qualidade. Com argila percebem as formas que secam ao sol e depois pintam com até 8 cores de materiais extraídos das rochas das montanhas. E era uma cultura muito mineira. Finalmente, cozinham em forno artesanal até que as peças finais sejam atingidas

No Oficina de Extração de Ouro Eles explicam como 80 kg de materiais de montanha são capazes de atingir uma pepita de 1 grama de ouro através de um processo de trituração, trituração, mercúrio líquido com ouro e, finalmente, fogo. Curioso pelo menos. Daqui também levamos uma lembrança (20 PEN)

O dia não dá muito mais. No momento, estamos viajando em uma viagem que nos leva de Nazca a Arequipa no último Southern Cross que faremos nesta viagem. Saímos às 22:00 (e compramos as últimas lembranças, 9 PEN) e a chegada parece que será por volta das 6 ou 7 da manhã.

Antes, passamos as últimas horas em Nazca, jantando em silêncio (19,50 PEN) e respirando a atmosfera do Old Gold Garden, pensando em nós, que será nossos amigos sequóias / chalés perdidos nessas partes de Marrocos Enquanto estamos a mais de 10.000 km deles, parece tão bom que eles estão se divertindo.

De Nazca, um grande abraço para todos (e especialmente para Marcos também, muito obrigado pelo dia fornecido)

Paula e Isaac, no ônibus que nos leva a Arequipa (Peru)

DESPESAS DO DIA: 51 PEN (aproximadamente 14,01 EUROS) e PRESENTES: 29 PEN - aproximadamente 7,97 EUROS

Vídeo: ALIENIGENAS DO PASSADO - Historia das Linhas de Nazca (Fevereiro 2020).